top of page

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral, visando uma abordagem correta e eficaz a vítimas de intoxicação.

 

 

Em caso de intoxicação ou suspeita deve contactar de imediato o CIAV - centro de intoxicação e anti-venenos 808 250 143 (24h/dia;7 dias por semana). Este é um serviço direccionado para as intoxicações com aconselhamento médico. Procure responder de forma clara e precisa às questões feitas pelo médico. Siga as instruções indicadas. Se não conseguir contactar o CIAV, ligue 112 ou dirija-se ao hospital mais próximo.

O que fazer em caso de intoxicação? 

"Mantenha a calma. Não se precipite, mas não perca tempo! "

O lítio apresenta uma janela terapêtucia estreita. Isto corresponde ao intervalo entre dose eficaz mínima, e, a dose máxima 

permitida. No caso do lítio é de 0,7-1,2 mmol/L requerendo por isso monitorização de rotina das concentrações séricas (litémia) e da função endócrina e renal. Os sintomas mais comuns associados a uma intoxicação com lítio estão expostos na tabela abaixo.

Cuidado!

 

É de extrema importância a monitorização da função renal de pacientes  em tratamento com lítio para deteção precoce da nefropatia induzida pelo lítio. A creatinina sérica deve ser avaliada a cada 2 meses nos primeiros 6 meses de tratamento e uma vez por ano passado esse período.

808 250 143

Lítio

Comunicação de risco

[1] , [11]

Tabela 2: Sintomas mais comuns associados a uma intoxicação por lítio.

Adpatado de: Saeidnia S, Abdollah M., (2013) Concerns on the Growing Use of Lithium: The Pros and Cons, Iranian Red Crescent Medical Journal, 15(8): 629-32

bottom of page